Compliance x Canal Online

Estar de acordo com normas, leis, regulamentos internos e externos e padrões éticos faz com que as empresas se encaixem no que chamamos de compliance. Entende-se por compliance organizações que regem dentro de um guia comportamental perante o mercado que atua. Segundo a Astra “compliance é defini-lo como um padrão básico de negócios. São ações colocadas em prática, voltadas a garantir relações éticas e transparentes entre empresas e, principalmente (mas não somente) o Poder Público.” Sendo assim, o compliance faz com que os riscos que uma empresa corre seja minimizado.

O compliance teve sua chegada ao Brasil por meados de 1922, e teve seu destaque se deu devido a crescente competitividade entre empresa transacionais. De acordo com a Astra “A difusão do termo se fortaleceu depois da promulgação da Lei n° 12.846/13, conhecida como Lei Anticorrupção e de sua regulamentação pelo Decreto n° 8.420/15.” Algumas organizações tendem a sempre remediar ao invés de prevenir e se precaver de todas os problemas e situações que uma organização pode passar durante sua vida corporativa. Portanto, se prevenir vai ser sempre a melhor saída, visto que se aplicarmos estratégias de compliance criamos ferramentas a fim de evitar problemas maiores.

Algumas organizações seguem um conjunto de técnicas que permeiam regras para que uma empresa se mantenha em conformidade o que chamamos de compliance empresarial, partindo do princípio de que toda a ação que venha a ser tomada por parte das organizações sejam de caráter ético e sempre estar dentro da lei. Sua aplicação é regida por algumas práticas específicas, é por meio dela que a imagem da empresa será protegida, e para que tudo isso aconteça a empresa precisa possuir uma área responsável por compliance.

De acordo com a Target Mídia “Dentro dessa área, há algumas especialidades, como o Compliance Trabalhista, o Compliance Fiscal, Compliance Ambiental, entre outros. Esses profissionais vão criar e executar o chamado Programa de Compliance da empresa.” Além de gera a capacidade de padronizar a comunicação ele trará a possibilidade de a corporação visualizar possíveis situações de risco dentro da empresa.

Além de proteger a imagem da empresa temos também outros ganhos que consiste em evitar fraudes sejam eles internos ou externos, prevenindo assim penalidades por órgãos públicos e entes reguladores. As corporações sentem essa mudança logo na produtividade de seus colaboradores que se sentirão motivados em estar em um ambiente ético e organizado, atraindo assim mais colaboradores quanto investidores. Segundo a Astra “o compliance trabalhista é fundamental para definir os direitos, deveres, normas, obrigações de todos os gestores, funcionários, alta administração, gerentes, todos os colaboradores precisam ter conhecimento do código de conduta da empresa para poder colocá-lo em prática.”

Com o avanço tecnológico as empresas vêm expandindo as ações de compliance precisa se adaptar a novos cenários, tendo suas estratégias agindo em conjunto com LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). O LGPD consiste em explicitar que para coletar e usar dados de um usuário seja possível visualizar, excluir ou corrigir e consequentemente total consentimento. Tal ação pode ser bem observada nos Canais Online (E-Commerce), onde o usuário tem um campo e total liberdade de concordar ou não com a disponibilização dos seus dados para a organização pela a qual ele está interessado.

Segundo a Astra “A LGDP prevê que os dados protegidos são aqueles identificados como pessoais. Não apenas RG e CPF, mas também os que identificam origem, raça ou etnia, saúde, religião e até em relação a opinião pública do indivíduo.” Toda coleta de dados e consequente processamento deve seguir as bases impostas em lei, ou seja, fornecimento de consentimento e interesse legítimo.

Toda e qualquer organização deve deixar claro e transparente sobre o que será feito com os dados de cada usuário. A LGPD vai contra o hábito de coleta de dados sem saber sua finalidade. Portanto, toda e qualquer colheita de dados deve ser processada e adequada em relação às finalidades para as quais são processados. De acordo com a Resultados Digitais “Em atenção a estes princípios, as organizações públicas e privadas que possuem a cultura de acumular dados antes mesmo de saber o que farão com isso, passarão por uma mudança de mindset.”

Quando o usuário passa a ter controle sobre aquilo que ele está fornecendo a empresa ele se sente seguro, já que caso ocorra algum problema ele pode solicitar remoção de todas as informações mantidas dessa pessoa específica. A coleta de dados deve ser feita de forma estratégica já que se caso venha ocorrer a solicitação de remoção, pode ser uma grande de cabeça caso a organização mantenha as informações em diversos locais. De acordo com a resultados digitais “Uma das soluções para esse ponto é ter uma única plataforma capaz de

hospedar o registro de consentimento de cada usuário.  Ter a centralização de dados em uma única plataforma, ou em plataformas integradas, além de auxiliar no acompanhamento, alteração e atualização de todos os seus dados de permissões, é também um modo de facilitar a comprovação do cumprimento da norma.”

Além de impactar toda uma cultura organizacional, também influência bastante no marketing digital da empresa. Com os avanços tecnológicos o uso de dados para segmentação é essencial. A Lei de LGPD a fim de observar como os negócios utilizam a informação como reforma na hora de ofertar aos usuários acessos a determinados produtos ou serviços.

De acordo com a Thatto “Na prática, quando o usuário acessa um site e deixa um breve cadastro para poder baixar um e-book, por exemplo, é necessário autorizar o uso desses dados. A proteção do acesso a essas informações, seu uso, privacidade e segurança ficam aos cuidados da LGPD.” Além de solicitar o consentimento do usuário na hora de um cadastro é necessário também que na hora de receber alguma campanha publicitária por parte da empresa que ofereceu o produto ou serviço, haja uma nova análise a fim de verificar o interesse do usuário e seus respectivos dados.

Todos têm direito à informação desde que seja de forma clara e honesta seja na hora de receber ou fornecer. A relação tem que ser clara e transparente sempre existindo uma transação real e honesta, deixando o cliente ciente de tudo que ele está fazendo. A forma mais simples de realizar essa ação é através das políticas de privacidade presente em canais online, entre outros meios que é necessário o usuário se informar de todos seus direitos, formas de uso, processamento etc.

Hoje em dia quase todos Canais online (E-commerce) exigem que seu usuário realize um cadastro onde que sua finalização consiste em concordar com esses termos, porém só se torna válido a partir do momento em que o cliente tem total compreensão sobre o que ele está fornecendo e como será o seu processamento, só assim o existe o real “consentimento válido”.

Segundo a E-commerce Brasil “Deve, ainda, poder escolher quais dados fornecer ou não, podendo, inclusive, retirar seu consentimento a qualquer momento. O lojista não pode compelir o usuário a consentir com o tratamento de seus dados pessoais para ter acesso a determinada aplicação na Internet.”

Hoje em dia as maiorias dos Canais online (E-commerce), considera consentimento aos termos de uso e privacidade o simples acesso do usuário, colocando somente hiperlinks nos rodapés caso o cliente queira saber o que será processado com seus dados. Para as normas da LGPD não será mais aceito, uma vez que o usuário deverá sempre estar de acordo com as privacidades impostas para empresa e sempre que renovada o mesmo tem que ser avisado para fazer o aceite novamente.

Assim, sabendo que a tendência do ano é a migração de empresas para os Canais online. A compreensão de que deixar transparente para o cliente sobre o seu fornecimento de dado e respectivo processamento é de seu consentimento e que ele tem que se sentir confortável na hora de realizar tal ação. A Penetron busca sempre realizar seus serviços de forma clara e transparente, e com a vinda de seu canal online pensou sempre na LGPD a fim de se assegurar que seus clientes terão total compreensão do que está sendo realizado na hora de fornecer informação para a empresa, podemos esperar canais com ambientes bem mais éticos e seguros daqui para frente.

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