Penetron debate a proteção de estruturas subterrâneas

Palestra ministrada pelo engenheiro Cláudio Ourives, diretor Executivo da empresa, aconteceu no CBPAT 2016, em Belém.

O subsolo dos edifícios podem apresentar problemas críticos como fissuras no concreto e infiltração de água do lençol freático. Os métodos para evitar esse tipo de situação foram abordados na palestra ‘Reparo e Proteção de Estruturas de Concreto Subterrâneas’, que aconteceu no Congresso Brasileiro de Patologia das Construções (CBPAT 2016), realizado entre 18 e 20 de abril, em Belém (PA). “O detalhamento do projeto de impermeabilização de lajes e cortinas se torna difícil em função do tamanho dos terrenos, pressão do lençol freático, contaminação do solo e desconhecimento de projetistas em relação a métodos para enfrentar essas situações”, destacou o engenheiro Cláudio Ourives, diretor Executivo da Penetron Brasil e um dos oradores no evento, organizado pela Associação Brasileira de Patologia das Construções (Alconpat Brasil).

A recuperação e proteção das estruturas subterrâneas com infiltração são passíveis de serem realizadas com sistemas de tratamento à base de argamassas de cristalização integral do concreto, aplicadas por injeção ou por adição ao concreto. “Essas argamassas reagem com a pasta de cimento do concreto e com a água, formando cristais insolúveis nos poros e fissuras”, afirma Ourives. No encontro, foram mostrados alguns casos, como a recuperação de laje de subpressão e cortinas de um edifício residencial em Niterói (RJ); a recuperação da parede diafragma do 6º e 7º subsolos de um hospital em São Paulo; e o reforço estrutural de um edifício residencial em Santos (SP).

Sobre a Penetron

A Penetron Brasil faz parte do grupo Penetron International, com sede em Nova York (EUA). Localizada na cidade de Lorena, interior de São Paulo, a empresa foi criada para desenvolver o mercado nacional, através de produção local e fornecimento de produtos de última geração para proteção e impermeabilização de estrutura de concreto, entre eles os sistemas de cristalização integral. Através de sua reputação e experiência internacional no fornecimento de soluções para a construção em mais de 60 países, vem conquistando prestígio junto a empresas de aplicação, projetos e construtoras no território naciona